Prótese de Quadril não cimentada para os jovens e cimentada para os idosos. Verdade ou mito?

Essa, talvez, seja uma das informações mais equivocadas e que possuem um conhecimento popular abrangente relacionada a Artroplastia Total do Quadril.

Na verdade, existem cirurgiões que utilizam próteses cimentadas em todos os seus pacientes com excelentes resultados, assim como, existem cirurgiões que utilizam apenas próteses não cimentadas em todos os seus pacientes e que também possuem excelentes resultados. Outros cirurgiões utilizam o componente femoral sempre cimentado ou sempre não cimentado e variam o componente acetabular conforme o material a ser utilizado (polietileno, cerâmica, metal).  Também existem cirurgiões que colocam próteses não cimentadas em jovens e cimentadas em idosos.

O mais importante, relacionado ao método de fixação e soltura dos components não é a idade dos pacientes, e sim, a técnica cirúrgica e a qualidade da prótese (procedência e resultados à longo prazo nos registros). Não há dúvida que  pacientes jovens possuem um risco maior de desgaste dos implantes quando comparados com os pacientes de mais idade mas não é o tipo de fixação (cimentado ou não cimentado) que faz a diferença e sim a quantidade de exigência que esses pacientes exercerão nas suas próteses.

Mais detalhes em http://www.marcuscrestani.com.br

Av. Plinio Brasil Milano 757 / 603-604. telefone 33339985. Porto Alegre

Deixe uma resposta